Escolha uma Página

Todos sabemos que as festas de fim de ano são um convite aos prazeres da mesa. Muita fartura, variedade, sobremesas maravilhosas e alguns dias de folga normalmente nos fazem comer mais do que habitualmente. Comer é também um ato social e cultural e muitas vezes nos aproxima de pessoas queridas, como nessa época do ano, então é natural estarmos relaxados e comermos mais. O ideal é saber não exagerar, comendo um pouquinho de tudo o que tiver vontade e não abandonar a atividade física durante o período.  Assim, mesmo que se saia um pouco da rotina alimentar, a balança não vai mudar muito. Mas… agora que as festas já passaram, como retomar aos bons hábitos alimentares?

Devagar e sempre

O primeiro passo é não cair em dietas malucas da moda, que sugerem jejuns muito longos ou alimentação apenas com líquidos, por exemplo. Isso vai fazer com que você até perca alguns quilos, mas não é sustentável a longo prazo. Você não precisa “voltar à dieta” ou “começar uma dieta” só porque o ano começou. Retome os seus horários habituais de alimentação, realizando café da manhã, almoço, jantar e lanches intermediários. Tente se lembrar dos excessos que foram feitos (“comi muito doce”, “comi muita carne vermelha”, “bebi muito refrigerante” etc.) e diminua a quantidade desses alimentos. Beba muita água e invista em alimentos com propriedades antioxidantes, que ajudam a eliminar substancias indesejáveis do organismo. Entre as principais fontes de antioxidantes estão as frutas (principalmente as cítricas e as vermelhas), verduras e legumes, castanhas, aveia, linhaça e peixes. 

Caso tenha ficado mais parado, retome aos poucos a atividade física até voltar ao ritmo pré festas. Caso ainda não pratique exercícios regularmente, comece. O início do ano é momento perfeito para isso. Comece lentamente, com a ajuda de um profissional, e escolha uma atividade que goste, assim será mais difícil abandoná-la. Ao aliar alimentação equilibrada com atividade física, você conseguirá manter um  peso saudável e ter disposição e energia para encarar todos os desafios do ano novo!

Para saber mais:

Que tal algumas receitas leves para esse período pós festas?