Escolha uma Página

Praticar atividade física regular e manter uma alimentação equilibrada é a combinação perfeita para uma vida saudável. Porém, muitas dúvidas surgem sobre o que comer antes e depois de treinar, afinal, de nada adianta malhar muito e se alimentar mal.

Antes de treinar:

Alimentar-se antes do treino é essencial. Sobretudo em época em que o jejum está na moda, não se deve praticar atividade física sem ter se alimentado antes. Tontura, queda na pressão arterial e hipoglicemia podem ocorrer durante o treino de quem malha em jejum. É preciso fornecer ao corpo o combustível necessário para o perfeito funcionamento durante a atividade física. O ideal é alimentar-se de trinta a quarenta minutos antes do exercício, com alimentos de fácil digestão e que forneçam principalmente carboidratos e um pouco de proteína. O carboidrato é necessário para que o corpo não utilize a proteína dos músculos como fonte de energia, comprometendo a sua estrutura. Alguns exemplos: frutas frescas ou desidratadas, banana com aveia, suco natural de frutas, sanduíche de pão com queijo branco, iogurte com frutas, salada de frutas com granola, pão com ovo mexido, tapioca. É bom testar algumas opções para verificar com quais alimentos você se adapta melhor. Além disso, lembrar da hidratação, antes, durante e após o treino. Água é o melhor hidratante, mas alguns chás com substâncias termogênicas podem também colaborar para um melhor desempenho durante o treino. Preparar um chá com cravo, canela e gengibre é uma ótima pedida!

Depois de treinar:

Após a atividade física, o ideal é fornecer ao organismo os nutrientes que foram perdidos, além de proteína, necessária para a construção muscular. Alguns exemplos: sanduíche de pão integral com atum, purê de batata-doce com peito de frango desfiado, salada com omelete de queijo, tapioca de queijo e tomate etc. Para treinos longos e mais intensos, pode ser necessária alguma suplementação.

Para saber mais:

  • Vídeo: O que comer antes do treino? (10’35)

https://www.youtube.com/watch?v=BK2XrOYJ12g&feature=youtu.be

  • Vídeo: O que comer após o treino? (11’31)

https://www.youtube.com/watch?v=ZGoW7JlDZxU

  • Livro: Alimentação, Atividade Física e Saúde, de Lise Chirstine Aron. Editora Phorte, 2011.